Carta da Qualidade

Missão
Dar resposta às expectativas dos utentes, em termos humanos e técnicos, na promoção da saúde e na prevenção, profilaxia, tratamento e recuperação da doença.
Contribuir para a maximização de ganhos em saúde e produção de mais bem-estar na população, ao menor custo possível, implementando sempre uma estratégia para a Gestão da Qualidade, garantindo a acessibilidade, a globalidade, a qualidade e a continuidade dos cuidados.

Visão
Prestar cuidados de saúde primários de excelência, adequados às características das populações, próxima das famílias e dos cidadãos, sustentável e baseada na vontade empreendedora dos profissionais.
Visa ser uma referência em termos de satisfação dos utentes e dos profissionais, promovendo a qualidade, eficácia e efectividade na prestação dos cuidados de saúde.



 


Valores
Os valores que alicerçam a USF Arco do Prado são:
-     Conciliação,
-     Cooperação,
-     Solidariedade,
-     Autonomia,
-     Articulação,
-     Avaliação,
-     Gestão participativa.

Compromissos da USF
Promoção e vigilância da saúde
-Promover a responsabilização dos indivíduos, famílias e grupos na defesa e promoção da saúde individual e colectiva.
Prevenção, diagnóstico e tratamento da doença
-Prestar cuidados personalizados, globais, acessíveis e longitudinais a todos os cidadãos utentes da Unidade, independentemente da sua idade, sexo ou afecção;
-Prestar cuidados a indivíduos no contexto das respectivas famílias, comunidades e culturas, respeitando sempre a sua autonomia;
-Prestar cuidados domiciliários de acordo com critérios expressos.
Acessibilidade
-Garantir o atendimento na unidade das 8:00 às 20:00 horas nos dias úteis;
-Garantir o atendimento no próprio dia a todos os utentes cuja avaliação o justifique;
-Dar resposta atempada aos pedidos de atendimento domiciliário de acordo com critérios expressos:
-Ter um sistema claro e simples de marcação de consulta com hora de marcação, que diminua o tempo de permanência na unidade;
-Possibilitar a marcação de consultas programadas presencialmente, por telefone ou por mail;
-Possibilitar a marcação de consultas do dia presencialmente ou por telefone;
- Possibilitar a marcação de uma consulta programada no prazo de 5 dias úteis;
-Manter um sistema activo de informação de cancelamento de consultas em situações imprevistas com soluções alternativas adequadas;
-Ter um sistema eficaz, cómodo e seguro de renovação de receituário para medicação prolongada, com possibilidade de envio por correio.
Instalações
-Criar um ambiente de trabalho agradável e com instalações seguras;
-Manter as instalações limpas e arrumadas e com climatização adequada;
-Garantir um baixo nível de ruído ambiental;
-Ter salas de espera confortáveis e agradáveis, com zonas adequadas e equipadas com material lúdico para crianças;
-Garantir a acessibilidade e conforto em toda a unidade a pessoas com deficiência;
-Adoptar atitudes que contribuam para a poupança de energia, reciclagem de materiais e preservação do ambiente.
Qualidade
-Implementar um sistema da qualidade, ou seja, um conjunto de medidas organizacionais que permitam atingir o nível de qualidade desejado com um mínimo de custos;
-Aplicar e monitorizar um programa de avaliação do grau de satisfação dos utentes, com divulgação dos seus resultados;
-Aplicar e monitorizar um programa de Avaliação da Qualidade Organizacional da USF (DiQuOr) com divulgação dos seus resultados.  
Comunicação
-Fornecer um Guia de Acolhimento com informação sobre organização e funcionamento da unidade no momento de inscrição dos utentes ou quando solicitado;
-Divulgar informação administrativa actualizada através de placards no espaço físico da unidade;
-Divulgar informação relevante sobre o funcionamento e organização da unidade, assim como outra informação relacionada com saúde através do site da USF;
-Garantir a possibilidade de comunicação por telefone ou mail de acordo com regras expressas no Guia de Acolhimento.
Ensino - aprendizagem
-Promover um programa de desenvolvimento pessoal e profissional dos profissionais da Unidade capaz de garantir a actualização e competência profissional dos mesmos;
-Tornar a Unidade, um local vocacionado para formação externa de profissionais da área da saúde;
-Permitir uma abertura e partilha da informação e conhecimento sobre Saúde entre os profissionais da Unidade e o exterior;
-Fomentar a reflexão sobre a prática será um princípio da Unidade;
-Incentivar uma cultura “aprendente” de todos os profissionais e da equipa no seu todo.